Resumidamente, IED é um sistema de informações que nos traz uma noção do direito em sua visão geral como uma ciência, introduzindo o aluno no universo jurídico, e sua terminologia técnico-jurídica.
A introdução ao estudo do direito, não pode ser considerada uma ciência por não ter um objeto de estudo próprio, já que na IED estudamos por diversos ângulos a ciência do direito, sendo assim, IED é uma disciplina epistemológica – jurídica ( estuda a ciência ).
Com base nos dados acima, podemos então concluir que IED é uma disciplina propedêutica, já que visa nos transmitir noções básicas e gerais dos vários ramos jurídicos. Em outras palavras, é uma matéria preparatória!
E como foi visto em sala de aula, é também uma enciclopédia. Enciclopédia por conter os diversos aspectos do direito, como filosóficos, conhecimentos de ordem cientifica, jurídicos, sociológicos e históricos.
E temos como finalidade da IED:
1 - Identificar os diversos sentidos da palavra direito
2 - Dar uma visão unitária do direito, ou seja, enxergar o direito como um todo, como ciência
3 – Determinar sentindo das palavras usadas pela ciência do direito
4 - Identificar o método utilizado pela ciência jurídica.
Escrito e publicado por: Alan Rios, estudante de Direito 1º Semestre, em 11/02/2009
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Sobre Fichamento.
Como teremos um trabalho pela frente, e que será exigido de nós um fichamento, então aqui se segue um breve resumo sobre fichamento, tirado do livro REDAÇÃO CIENTÍFICA, de João Bosco Medeiros ( cap. 7 )
Estrutura de um fichamento:
Cabeçalho ( título genérico ou específico, e letra indicativa de sequencia das fichas ), referência bibliográfica ( ex.: Garcia, Othon. nome do livro, nome da editora, publicação ), corpo de fihca ( texto ) e local onde a obra pode ser encontrada ( ex.: Biblioteca da FAC ).
O fichamento é oriundo de uma leitura não subjetiva do texto, e sim de uma leitura racional, sendo assim, capaz de analisar, separar e correlacionar as partes do texto, resumindo com clareza as ideia do texto em foco.
Para se fazer um fichamento, o estudante deve se concentrar em três esquemas de leitura.
No primeiro esquema, o estudante deve buscar identificar as informações sobre o autor e o objetivo do texto, examinando suas ideias centrais, tentando identificar sobre o que se trata o texto.
O estudante deve tambem observar como se desenvolve o raciocínio do autor, atentando para suas teses e provas. Sendo o primeiro momento, uma vista geral sobre o texto.
Já no segundo esquema de leitura, devemos interpretar os significados não transparentes presentes no texto, tendo como base a seguinte pergunta: "O que o autor quis demonstrar?"
"Existe originalidade nas ideias?"
Em terceira leitura esquematizada, nós estudantes devemos fazer uma análise crítica do texto, fazendo uso do senso científico. Temos como base as perguntas: "O autor atingiu os objetivos estabelecidos?"
"Foi claro, e coerente?"
Por último, vem a problemática. Nesta etapa da leitura, devemos encontrar no texto a problematização, que se indaga sobre a possiblidade de aplicação efetiva do texto em outras situações, e sua contribuição para uma nova leitura do mundo.
Espero que este resumo possa ser útil.
Alan Rios.
10/02/2009
Estrutura de um fichamento:
Cabeçalho ( título genérico ou específico, e letra indicativa de sequencia das fichas ), referência bibliográfica ( ex.: Garcia, Othon. nome do livro, nome da editora, publicação ), corpo de fihca ( texto ) e local onde a obra pode ser encontrada ( ex.: Biblioteca da FAC ).
O fichamento é oriundo de uma leitura não subjetiva do texto, e sim de uma leitura racional, sendo assim, capaz de analisar, separar e correlacionar as partes do texto, resumindo com clareza as ideia do texto em foco.
Para se fazer um fichamento, o estudante deve se concentrar em três esquemas de leitura.
No primeiro esquema, o estudante deve buscar identificar as informações sobre o autor e o objetivo do texto, examinando suas ideias centrais, tentando identificar sobre o que se trata o texto.
O estudante deve tambem observar como se desenvolve o raciocínio do autor, atentando para suas teses e provas. Sendo o primeiro momento, uma vista geral sobre o texto.
Já no segundo esquema de leitura, devemos interpretar os significados não transparentes presentes no texto, tendo como base a seguinte pergunta: "O que o autor quis demonstrar?"
"Existe originalidade nas ideias?"
Em terceira leitura esquematizada, nós estudantes devemos fazer uma análise crítica do texto, fazendo uso do senso científico. Temos como base as perguntas: "O autor atingiu os objetivos estabelecidos?"
"Foi claro, e coerente?"
Por último, vem a problemática. Nesta etapa da leitura, devemos encontrar no texto a problematização, que se indaga sobre a possiblidade de aplicação efetiva do texto em outras situações, e sua contribuição para uma nova leitura do mundo.
Espero que este resumo possa ser útil.
Alan Rios.
10/02/2009
Introdução.
Este blog, tem como finalidade, compartilhar resumos, fichamentos, textos criados por alunos, sites e qualquer outro tipo de material que possa ser utilazado durante, e, depois do curso de direito.
Quem desejar enviar material para postagem, envie para o e-mail direitonafac@gmail.com.
Os e-mails recebidos serão lidos primeiro, e depois postados em ordem. Postagens de mesmo assunto poderão ser publicadas mais de uma vez, desde que não sejam iguais.
Sejam bem vindos estudantes do Direito!
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